Os 10 perfumes mais vendidos do mundo de acordo com as pesquisas de mercado.
1- No. 5, Chanel(R$300, 50ml): primeira fragrância da Maison francesa, foi criado há 90 anos por encomenda de Gabrielle Chanel, que o descreveu como um perfume de mulher com cheiro de mulher”. Combina toques de ilangue-ilangue, jasmin, rosa de maio e aldeído, a primeira nota sintética usada em uma essência. Extraído do petróleo, o ingrediente potencializa o aroma das flores”, explica Verônica Kato, perfumista da natura.
2- Coco Mademoiselle, Chanel (R$302, 50ml): Criado há dez anos, nasceu com a missão de firmar a Chanel entre a marca preferida das jovens. Inspirado em duas consagradas fragrâncias da Maison, Chanel nro. 5 e Coco, ganhou o acréscimo de notas frutais, como as de laranja e bergamota, que garantiram caráter mais moderno ao perfume. O toque final da receita de sucesso veio com o frasco: rosa, para cair no gosto das meninas, e com formato semelhante ao do Chanel nro. 5.
3- J’adore, Dior (R$294, 50 ml): desde o lançamento, em 1999, a marca francesa investiu pesado para que J’adore fosse veiculado a um universo de luxo e riqueza – a começar pelo anuncio veiculado na época, no qual uma modelo emergia de uma piscina de ouro. O formato do frasco lembra o pescoço alongado por colares de mulheres da tribo massai, na África. Pêsseog, orquídea e mandarina são as notas da essência que, até hoje, já originou quatro outras versões.
4- Light Blue, Dolce & Gabanna (R$ 267, 50 ml): Em 2001, os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabanna desenvolveram um perfume que, como poucos, fez sucesso rapidamente. Ele combina notas de diversas famílias olfativas, como frutal, floral e amadeirada, mas nenhuma delas tem destaque. Isso assegura um aroma delicado, bastante aceito entre as mulheres de todo o mundo”, afirma verônica Kato. Para compor a essência, misturam-se toques de banbum, jasmin e maçã verde.
5 - Angel, Thierry Mugler (R$385, 50 ml): Lançado em 1992, foi o primeiro perfume a levar notas de gourmands, como as de caramel e mel. “como o cheiro era bem doce, diferente do que existia até então, ele demorou dez anos para cair no gosto das mulhertes”, diz Júlia Fernandez, gerente de design olfativo da casa de fragrâncias International flavors and fragrances (IFF), em Nova York. Mais de uma dezena de edições limitadas já foram lançadas. Todas, em geral, próximo ao dia dos namorados.
6 - Pleasures, Esteé Lauder (US$ 40, 50 ml): Idealizado em 1995, é uma fragrância floral, com violeta, peônia, jasmin e rosa. “Queridinhas pelas mulheres, as notas de flores, com apelo romântico, são encontradas em boa parte das essências lançadas nessa época”, afirma o perfumista Adilson Rato, da casa de fragrâncias firmenich, em São Paulo. O sucesso do Pleasures levou a marca a criar cosméticos e outras quatro versões da essência. Perfumes e produtos não são vendidos no Brasil.
7- Chance, Chanel (R$308, 50 ml): Aproveitando o sucesso do coco Mademoiselle, chance foi lançado em 2003 com o mesmo propósito, atrais as jovens. Para isso, o frasco ganhou roupagem mais informal e foram incluídas notas de cidra e baunilha. “É o que chamamos de memória olfativa. A estrutura do perfume permanece quase a mesma, fazendo com que a mulher reconheça o cheiro. Mas as novas notas trazem frescor”, diz a perfumista Verônica Kato.
8- Trésor, Lacôme (R$321, 50 ml): Trésor seguiu a mesma filosofia de Angel, de Thierry Mugler: fugir da moda das fragrâncias frescas e investir em uma essência marcante”, diz Júlia Fernandez, da IFF. Criado em 1990 para se tornar símbolo da Lancôme e desde então presente na lista dos mais vendidos, traz notas de sândalo, almíscar e âmbar. O sucesso foi tamanho que outras marcas se inspiraram no perfume para criar loções hidratantes e xampus.
9- Allure, Chanel (R$308, 50ml): A fragrância surgiu no final dos anos 1990, momento em que perfumes considerados inovadores ganharam espaço”, diz Júlia Fernandez. Traz notas de jasmim e rosa de maio, presentes em Chanel Nº 5, além de toques de cidra e tangerina. Uma versão com apelo mais sensual, o Allure Sensuelle, com notas apimentadas, veio logo em seguida.
10- Eternity, Calvin Klain (R$261, 50 ml): Em 1987, Calvin Klein presenteou a então esposa, Kelly, com uma aliança que continha gravada a palavra eternity, eternidade em inglês. O perfume nasceu no ano seguinte como uma homenagem a todas as histórias de amor. “E ternity é o símbolo romântico da mulher moderna e por isso virou objeto de desejo”, diz Júlia. Leva notas de lírio, frésia e sálvia.
Meninas, confesso que não gosto muito de copiar um artigo inteiro de uma revista, blog ou sitre, mas achei bem bacana trazê-lo aqui para vocês. Mas como já copiei, vou fazer direitinho e citar a fonte, néh? Bem, o artigo é da Revista Cláudia, edição 596, de maio de 2011, okay? Beijooooos pra vocês, minhas leitoras perfumadaaas.
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